Exames indicados para rastreamento de câncer:


•Tomografia de tórax com baixa dose de radiação (câncer de pulmão): o exame deve ser realizado em indivíduos com idade acima de 55 anos, com história de tabagismo equivalente a um maço ao dia por 30 anos ou quantidade equivalente de cigarros em períodos diferentes (30 "anos-maço"), sendo indicado também para aqueles com mesma carga prévia de tabagismo que tenham parado há menos de 15 anos.


• Mamografia (câncer de mama): deve ser realizada, no mínimo, acima dos 50 anos de idade, a cada dois anos.


Fora tais condições, risco e benefício deverão ser discutidos entre médico e paciente. Em mulheres que possuem mamas densas e histórico familiar, há de se considerar ultrassonografia e ressonância magnética de mamas, dependendo de cada caso. Deve-se salientar que nos casos de histórico familiar de câncer em idade precoce, antes dos 40 anos de idade, testes genéticos estão indicados.


Papanicolau (câncer de colo do útero): deve ser realizado anualmente a partir dos 21 anos de idade. A partir dos 65 anos de idade, caso a mulher tenha apresentado resultados normais nos últimos três exames, o exame poderá ser repetido a cada três ou cinco anos, caso tenha realizado pesquisa adicional para HPV. Caso a mulher ainda mantenha atividade sexual, deve realizar o exame anualmente.


• Colonoscopia (câncer de intestino): deve ser realizada a partir dos 50 anos de idade. Caso não sejam apresentadas lesões, pode ser repetida a cada cinco ou dez anos. No caso de histórico familiar da doença, o exame de rastreamento deve ser iniciado de forma mais precoce, de acordo com determinação médica.


• Densitometria óssea: obrigatória para mulheres com mais de 65 anos de idade e para homens com mais de 70 anos de idade.


A Acesso Saúde de São Bernardo do Campo possibilita aos pacientes o acesso a uma ampla gama de exames e ações preventivas que têm por objetivo incentivar a adoção de atitudes para mudança do estilo de vida justamente pelo impacto que elas trazem, como alimentação equilibrada e prática de atividades físicas, incluindo indicação de vacinações, além da oportunidade de detecção precoce dos fatores de risco que possam agravar a saúde ao longo dos anos. A equipe de profissionais desenha um plano de promoção da saúde e bem-estar para cada paciente individualmente, com base nas peculiaridades dos hábitos de vida e dos fatores de risco mais comuns em cada fase da vida, incluindo abordagem para adolescentes.

Para mais informações entre em contato com a Acesso Saúde São Bernardo do Campo

Tel: 11 4121-9000 ou www.acessosaudesbc.com.br

#Fonoaudiologia

Posts Em Destaque